Inovação na prática usando IA

Na vanguarda da revolução digital, a Inteligência Artificial está se consolidando como um motor de mudanças, transformando radicalmente diversos setores com inovações disruptivas. Desde impulsionar a criação de veículos autônomos até revolucionar os diagnósticos médicos, a IA não só aperfeiçoa processos operacionais, mas redefine as estratégias empresariais, especialmente em marketing e e-commerce.

No e-commerce, a IA está revolucionando não somente a segurança, mas também a gestão de riscos. O aproveitamento estratégico da IA capacita as lojas virtuais ao discernimento de padrões complexos no comportamento dos consumidores, podendo se antecipar referente às ameaças potenciais com um nível de precisão antes inatingível. Essa análise avançada é um divisor de águas nos negócios.

A aplicação da IA no ambiente virtual personaliza a experiência do usuário com uma sofisticação sem precedentes e intensifica as estratégias contra fraudes, por exemplo. A habilidade de analisar imensos volumes de dados, em tempo real, empodera sistemas baseados em IA a detectar anomalias sutis que poderiam escapar ao olhar humano. 

Isso configura uma plataforma mais segura tanto para vendedores quanto compradores, reforçando a confiança no universo online. E adotar continuamente novos usos e variações da IA é essencial para manter a relevância na era digital, marcada por exigências elevadas de segurança e eficiência. 

No campo do marketing, segundo pesquisa da McKinsey, a expectativa é um incremento de US$ 463 bilhões na economia global pelo aumento de produtividade gerado pela IA. O alto poder de processamento de dados é um diferencial estratégico no marketing para a identificação de tendências emergentes e previsão de demandas futuras, consolidando um diferencial competitivo inestimável. Os algoritmos podem analisar informações provenientes das redes sociais e até históricos de compras, detectando padrões e projeções sobre produtos ou serviços que terão maior procura antes da demanda ocorrer.

Mas quem já está usando IA na prática?

  • Coca-Cola: a gigante usa IA Generativa para criar anúncios personalizados variados que se conectam de forma mais eficaz com diversos grupos demográficos. Em uma ação bastante ousada, em setembro de 2023, lançou o Y3000 – seu primeiro sabor criado pela sinergia entre inteligência humana e artificial. Para descobrir os “sabores do futuro”, os pesquisadores da empresa rastrearam as preferências de sabores dos consumidores para o novo refrigerante. Em seguida, os dados foram processados por uma IA para ajudar na criação do produto final, utilizando o cruzamento de dados históricos de vendas da companhia. Paralelamente à nova bebida, a Coca anunciou uma parceria com a marca de streetwear de luxo Ambush, referente a uma coleção de roupas temáticas desse refrigerante;
  • Sephora: A marca também navega nessa onda transformadora, ao usar IA Gen para recomendações customizadas de beleza para seus clientes online. A inteligência artificial sugere produtos que o cliente provavelmente gostará usando seu histórico de compras, preferências de beleza e interações anteriores;
  • The Washington Post: Criou a IA Heliograf para automatizar a criação e publicação de notícias simples, como eventos esportivos e resultados de eleições, por exemplo;
  • Operadora Oi: Com sua assistente Joice, um chatbot baseado em IA, atende mensalmente cerca de 1,5 milhão de usuários da operadora de telecomunicações. A Joice, criada justamente para aprimorar o relacionamento com os clientes, atende pelo WhatsApp, X e Messenger. Entre suas atribuições estão a possibilidade de agendar visitas técnicas, informar em tempo real a localização do técnico, alertar sobre vencimento de faturas, além de ajuda no reparo remoto de TV, internet e telefone fixo;
  • Digital Out of Home (DOOH): Esse tipo de mídia tem adotado IA para projetar campanhas publicitárias dinâmicas por meio de paineis digitais que exploram, por exemplo, o reconhecimento facial ou de movimento. Integrado à inteligência artificial, realizam exibições interativas personalizadas conforme as diretrizes estratégicas do cliente.

 Casos bem-sucedidos como esse evidenciam o quanto é necessário investir em IA para se manter atrativo no mercado e à frente da concorrência. Independente do tamanho da sua empresa ou segmento em que atua.

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