As projeções de IA para profissionais de marketing

O relatório de tendências de IA para profissionais de marketing do HubSpot indica que o uso de IA por profissionais de marketing cresceu 2,5 vezes desde a publicação do relatório AI Trends for Marketers de 2022. Isso representa um salto de 21% para 74% anual. Ao todo foram entrevistados mais de 1 mil especialistas em marketing e publicidade para entender suas percepções e aplicações de IA no trabalho.

Com a IA se tornando mais acessível, as empresas começam a perceber os frutos de seus investimentos em automação. A constatação foi de que a IA está elevando a produtividade dos colaboradores, tanto individual quanto empresarial porque os profissionais de marketing estão economizando tempo, permitindo focar em projetos mais criativos e impactantes. Nesse cenário, a IA possibilita que empresas alcancem mais com menos, permitindo aos líderes otimizar seus recursos sem expandir a força de trabalho.

E os conhecimentos em IA estão se tornando essenciais. O estudo consultou profissionais sobre seu investimento em educação sobre IA, e 55% confirmaram que buscam aprimorar suas habilidades nesta área, usando principalmente vídeos educacionais e redes sociais. Enquanto 62% dos profissionais concordam que a IA deve ser usada, destacam que não devem depender totalmente dela. Um total de 53% entrevistados realizam edições significativas em conteúdo gerado por IA, devido a desafios como inconsistências e vieses.

Em relação ao ROI, 43% dos gestores relataram retornos positivos com os investimentos em IA. Já a produtividade está aprimorando a eficácia dos funcionários e auxiliando na tomada de decisões baseadas em dados aliado à IA. As ferramentas de chatbot (como ChatGPT, Copilot AI e Google Gemini) são preferidas por 35% dos profissionais, subindo para 38% em empresas menores. Sendo que 25% adotam CRM e ferramentas de marketing com IA.

Ferramentas de produtividade e IA visual (como DALL-E) são adotadas por 23%. Na criação de conteúdo, o uso mais comum é o da IA generativa, com 43% utilizando especialmente em empresas menores. Dentre os que utilizam GenAI, 47% produzem imagens para o marketing. Porém, apenas 21% usam IA para redigir conteúdos inteiros, a maioria busca inspiração ou um esboço inicial.

GenAI também auxilia na análise de dados, emergindo como aliada poderosa para profissionais de marketing que lidam com grandes volumes de informações diariamente. Utilizar uma ferramenta segura e equipada com IA para gerenciar dados de marketing, avaliar campanhas e estudar perfis demográficos capacita os profissionais a processar um volume maior de informações em menos tempo. 

Ao incorporar ferramentas de IA nos fluxos de trabalho de análise, os profissionais de marketing podem se valer de novas estratégias nas campanhas, métodos de alcance ou táticas de engajamento que de outra forma poderiam passar despercebidos. Consequentemente, quem adere às estratégias mais refinadas está melhor posicionado para impulsionar o crescimento dos negócios.

Além de ser um excelente suporte nos relatórios de desempenho, as ferramentas de inteligência artificial economizam tempo e ainda oferecem uma vantagem essencial no marketing: libera mais tempo para os profissionais se concentrarem no que realmente amam fazer. Em vez de se ocupar com tarefas rotineiras, como atender consultas frequentes de clientes, ajustar descrições de produtos ou mesmo reformular textos da web para comunicar eficazmente uma proposta de valor única (UVP). 

Embora essas responsabilidades sejam essenciais, a possibilidade de delegá-las à IA permite que os profissionais de marketing foquem no que lhes proporciona mais satisfação, realização e resultados efetivos aos clientes.

O que os profissionais de marketing dizem sobre o futuro da IA? Para 48% dos gerentes, os investimentos em IA e automação de suas equipes se manterão. Por outro lado, 38% preveem que, até 2030, o uso de ferramentas de IA generativa será a norma e 37% apostam em um impacto significativo da IA no modo de trabalho ainda neste ano de 2025.

A IA tem o potencial para dar suporte a uma série de tarefas em um departamento de marketing para:

  • Otimizar e-mails para melhores experiências do cliente
  • Fortalecer o alcance do topo do funil por meio da análise de dados
  • Acelerar a criação de conteúdo em uma taxa rápida

Fonte: HubSpot

Como as equipes de marketing têm usado IA:

Fonte: HubSpot